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Passo a passo para criar formulário
Passo a passo para criar formulário

Veja como configurar seu formulário no Produttivo

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Escrito por Giuliana Cortes
Atualizado há mais de uma semana

Um procedimento padronizado é muito importante para garantir a qualidade do serviço executado e dos relatórios gerados, como falamos no artigo de boas práticas ao criar um formulário. Neste artigo veremos como configurar um formulário no Produttivo.

O formulário pode ser criado de duas formas, pelo painel administrativo, estruturando os campos diretamente na tela, ou importando através do Excel.

Existem alguns cuidados que você deve tomar, coisas que não podem ser feitas quando se constrói ou edita um formulário, veja aqui.

1º PASSO

  • Clique em "Formulários" no menu superior da tela.

  • Clique em "Personalizar Formulários/Checklists"

  • Clique no botão verde escrito "Criar novo formulário"

  • Primeiro defina o nome do formulário e seu tipo. O nome poderia ser, por exemplo, "Atendimento técnico" ou "Inspeção do equipamento". É importante que seja algo que fique claro para o corpo técnico.

2º PASSO

Nomeie a primeira seção como desejar e comece a preencher os campos dentro desta seção. Perceba que os campos ficam alinhados dentro das seções, pois eles pertencem a elas.

No momento da configuração das seções e campos pense no procedimento que já utiliza em sua empresa, por exemplo, uma empresa que realiza manutenção em máquinas pesadas provavelmente já realiza algum tipo de checklist para a manutenção destas máquinas, mas deve ser no papel ou no Excel. Neste momento precisamos transferir as informações do papel para o formulário digital, precisamos garantir que todos os campos importantes devem estar presentes no formulário. Devem ser inseridas todas as perguntas que precisam ser respondidas pelo corpo técnico.

Para criar seções

  • Clicar no símbolo de mais (+) no canto direito da seção. Este botão sempre irá incluir uma seção abaixo da atual já com um campo em branco para que possa preencher.


Para criar novos campos

  • Clicar no símbolo de mais (+) no canto inferior direito do quadro de campo e tipo de resposta. Este botão irá inserir um campo abaixo do atual, dentro da mesma seção.

  • Atenção! Os campos no Produttivo não podem ter o mesmo nome. Quando precisar ter campos com o mesmo nome, uma dica é enumerá-los.

  • Clique no retângulo abaixo do nome do campo, onde diz "Selecione o tipo de resposta", Uma lista com todos os tipos de resposta irá aparecer, você pode ver a lista de tipos de respostas e o que cada uma delas faz aqui, selecione o tipo de resposta adequado para a pergunta que criou.


Para excluir seções

  • Clicar no símbolo de três pontos, na vertical, no canto direito da seção. A última opção será a de excluir.

  • Ao excluir o sistema perguntará se realmente deseja realizar esta ação, seleciona a opção "Sim", se não desejar selecione "Cancelar".

  • Atenção! Se restar apenas uma seção, esta não será excluída, pois não é possível salvar um formulário sem pelo menos uma seção presente.


Para excluir campos

  • Clicar no símbolo de três pontos, na vertical, no canto inferior direito do campo. A última opção será a de excluir.

  • Atenção! Ao excluir campos de formulários que já estão em uso, todas as respostas obtidas anteriormente com este campo se perdem. Fale com nosso suporte caso precise excluir um campo de um formulário que já estiver em uso.


Marcar um campo como obrigatório

  • Clique no quadrado com a frase "Campo obrigatório", ao deixar a caixa marcada você indica que este é um campo obrigatório de preenchimento no aplicativo.

Marcar que resposta não pode repetir

  • Para saber mais sobre o motivo de usar este recurso no seu checklist veja este artigo.

Salvar

  • Ao terminar de customizar seu formulário, pode clicar no botão verde "Salvar", no final da tela.

Excluir

  • Se quiser excluir, clique em "Excluir" em vermelho. Para excluir é necessário abrir o Formulário, clicar em "Editar", descer no final da página e depois clicar em Excluir.

DICAS

  • Você pode configurar pontuações e alertas no formulário! Se quer ter formulários com pontuações e que disparem alertas depois de preenchidos pelo corpo técnico, antes deve configurar as regas no formulário e é muito simples de fazer. Para saber como configurar  pontuações e alertas pode conferir aqui.

  • Você pode duplicar campos e seções! Usar a ferramenta de duplicar ajuda a configurar o formulário mais rápido, pois é duplicado tanto o nome e tipo de resposta como a pontuação e alertas. Lembrando que apenas o nome precisa ser alterado, pois não aceitamos duplicidade no nome 😄

Veja o vídeo completo da criação de um formulário

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