Plano de Ação

Como garantir que as tratativas de não-conformidades sejam realizadas de maneira eficaz

M
Escrito por Marcus Bronner
Atualizado há mais de uma semana

As tratativas de não-conformidades são fundamentais para o bom funcionamento da operação e sucesso do seu negócio e o Produttivo tem uma ferramenta ideal para facilitar essa gestão: o Plano de Ação.

Através do Plano de Ação é possível criar atividades, que serão tarefas previamente programadas para resolver um problema identificado durante uma manutenção preventiva e/ou uma inspeção realizada, elas estarão vinculadas aos alertas de não-conformidades dos relatórios realizados por sua equipe técnica, tão logo estiverem sincronizados com o painel web. Isso garante que a tratativa seja rápida, eficaz e que principalmente tenha a comprovação da correção aplicada. Nesse artigo nós te ensinaremos como explorar ao máximo essa ferramenta.

Antes de tudo, é necessário que o modelo de formulário tenha questões programadas para gerarem um alerta, uma atividade do tipo plano de ação só pode ser criada a partir de um alerta. Para configurar alertas, acesse o formulário com o qual você está trabalhando e nos três pontinhos na parte de baixo da questão de checklist, clique em “Pontuação e alertas”:

Marque a resposta que representa uma não-conformidade que irá gerar um alerta:

Saiba mais sobre Pontuação e Alertas aqui.

Pronto! Agora toda vez que houver uma não-conformidade para essa questão o sistema irá gerar um alerta na tela Relatório de Alertas.

Para acessar a tela de Relatório de Alertas, na tela inicial clique em Relatórios e depois em Relatório de Alertas:

Nessa tela você irá visualizar todos os alertas de não-conformidades da empresa, podendo realizar filtros por Clientes e Locais, Ativos, Data e Formulário:

Criando um plano de ação:


Para criar um plano de ação é muito simples, basta clicar no botão + Criar plano de ação ao lado do alerta gerado na tela Relatório de Alertas:

O sistema irá direcionar você para a tela Criar Plano de Ação, onde você irá definir o título do plano (o que será realizado), o formulário (como será realizado), as instruções do plano de ação, onde e quando será realizado e quem será o responsável:

O plano de ação ficará com status à Realizar na tela de relatório de Alertas:

Pronto! O técnico responsável receberá o plano de ação para ser realizado no aplicativo e você poderá acompanhar o andamento na tela de Planos de Ação:

Assim que o técnico receber a atividade do tipo plano de ação enviada para seu aplicativo, poderá criar o relatório comprovando a ação e por fim finalizar a atividade. O plano de ação aberto passará da tela “A realizar” para a tela “Finalizados” e o status de encerramento também será atualizado na tela de alertas.

Para baixar o relatório de um plano de ação realizado você poderá clicar na atividade e em seguida clicar em “Ver solução realizada”:


Ou realizar esta configuração, assim poderá filtrar o formulário de plano de ação na tela de “Preenchimentos realizados” e baixar de forma detalhada ou consolidada, tanto em PDF quanto em Excel.

Consulte aqui se seu plano possui esta funcionalidade.



Respondeu à sua pergunta?