Todas as coleções
Suporte técnico
Utilizando novas funcionalidades
Não permitir repetir ativos ou respostas nos preenchimentos
Não permitir repetir ativos ou respostas nos preenchimentos

Selecione os formulários que não devem ter ativos ou preenchimentos duplicados dentro da mesma atividade

Thamy Himoski avatar
Escrito por Thamy Himoski
Atualizado há mais de uma semana

Ao realizar alguns tipos de serviço pode acontecer de selecionarmos o mesmo equipamento mais de uma vez, sem querer. Ou até mesmo digitar a mesma informação de texto que não poderia se repetir. Esta opção de configuração é justamente para os casos em que não gostaríamos que as respostas se repitam, com o objetivo de manter a padronização e confiabilidade da informação nos relatórios.

Esta opção de configuração no seu formulário tira a preocupação de selecionar o mesmo equipamento mais de uma vez numa mesma visita. Como por exemplo:

  • Campo de ativos: Garantindo que não seja preenchido duas vezes o mesmo equipamento de ar condicionado numa visita a um prédio ou condomínio.

  • Campo de resposta com tipo "Leitura de código de barras": Não permitindo que a leitura na área de logística seja do mesmo produto. Como a quantidade é grande, é fácil se confundir e acabar lendo o mesmo código.

  • Campo no formulário com tipo de resposta "Número de série": Em alguns casos em que a quantidade de equipamentos é muito alta (ex.: Extintores ou Inventário).

Quais tipos de resposta podem ser selecionadas para que não se repitam

A opçãoResposta não pode repetir aparecerá para questões de:

  • Texto

  • Questão de Checklist

  • Número

  • Data e Hora

  • Opções de seleção única

  • QRCode/Código de barras

  • Data

  • Hora

Atenção: A opção não estará disponível para as questões: Fotos, Localização GPS, Assinatura, Texto grande e Seleção múltipla.

Como configurar para que ativos não se repitam na mesma atividade

Acesse a tela de Formulários no Painel Administrativo, clique em "Editar" no formulário que deseja aplicar esta trava e selecione a opção "ativo selecionado não pode repetir".

Confira o exemplo das duas opções na imagem abaixo:

Caso a Resposta não pode repetir não esteja marcada, você poderá digitar a mesma informação dentro da mesma atividade mais de uma vez, sem problema algum.

Se a opção já estiver habilitada, ao preencher algo repetido no aplicativo, aparecerá a mensagem de alerta: Esse valor já está presente em outro preenchimento da atividade. Essa validação ocorrerá assim que o usuário sair do campo, após preenchê-lo e antes de salvar.

A verificação de dados iguais será somente nos dispositivos onde o preenchimento existir, por exemplo: eu e meu colega participamos da mesma atividade como responsáveis e verificamos diversos equipamentos do tipo ar condicionado, para que eu não faça o mesmo equipamento que meu colega é preciso que eu esteja conectado à internet e baixe no meu celular tudo o que meu colega tenha feito até então, dessa forma meu aplicativo saberá quais equipamentos já foram feitos por mim e por ele e não me deixará selecionar os mesmos.

A validação é realizada somente se o campo tiver alguma resposta, ou seja, não tem problema caso tenham dois preenchimentos com o campo em branco.

Caso eu esteja realizando meu trabalho offline, sem internet, junto com outra pessoa, será permitido marcarmos os mesmos ativos ou respostas, entretanto eu não poderei repetir as informações que eu mesmo tenha realizado.

Respondeu à sua pergunta?