Ao realizar certos tipos de serviço, pode acontecer de selecionarmos o mesmo equipamento mais de uma vez por engano, ou até mesmo digitarmos a mesma informação de texto que não deveria se repetir.
A opção a seguir foi feita justamente para evitar essas repetições, garantindo a padronização e a confiabilidade das informações nos relatórios. Ela elimina a preocupação de selecionar o mesmo equipamento mais de uma vez durante a mesma visita. Exemplos de como isso funciona:
- Campo de ativos: Impede que o mesmo equipamento, como um ar-condicionado, seja preenchido duas vezes na mesma visita a um prédio ou condomínio.
- Campo de resposta com tipo "Leitura de código de barras": Evita que a leitura na área de logística seja do mesmo produto. Como a quantidade de itens é grande, é fácil se confundir e acabar lendo o mesmo código.
- Campo de resposta com tipo "Número de série": Útil em casos em que há muitos equipamentos — como extintores ou inventários, evitando a repetição do número de série.
Quais tipos de resposta podem ser selecionadas para que não se repitam
A opção “Resposta não pode repetir” aparecerá para questões de:
Texto
Questão de Checklist
Número
Data e hora
Opções de seleção única
QR Code/Código de barras
Data
Hora
Atenção: Essa opção não estará disponível para as seguintes questões: Fotos, Localização GPS, Assinatura, Texto grande e Seleção múltipla.
Como configurar que ativos não se repitam na mesma atividade
No painel Web, acesse a tela de Formulários e depois selecione a opção "Personalizar Formulários/Checklists". Clique em "Editar" no formulário em que deseja aplicar essa configuração e marque a opção "Ativo selecionado não pode repetir". Veja o exemplo das duas opções na imagem abaixo:
Se a opção "Resposta não pode repetir" não estiver marcada, você poderá digitar a mesma informação dentro da mesma atividade mais de uma vez, sem nenhum problema.
Caso a opção esteja habilitada, ao preencher algo repetido no aplicativo, aparecerá a mensagem de alerta: "Esse valor já está presente em outro preenchimento da atividade". Essa validação ocorrerá assim que o usuário sair do campo, após preenchê-lo e antes de salvar.
A verificação de dados iguais acontece apenas nos dispositivos onde o preenchimento ocorrer. Por exemplo: se eu e meu colega participamos da mesma atividade como responsáveis e verificamos vários equipamentos do tipo ar-condicionado, para evitar que eu selecione o mesmo equipamento que ele, é necessário que eu esteja conectado à internet e faça o download das informações que ele já preencheu no meu celular.
Assim, meu aplicativo saberá quais equipamentos já foram verificados por ambos e não me permitirá selecionar os mesmos. A validação ocorre somente se o campo tiver uma resposta. Ou seja, não há problema se o campo estiver em branco em dois preenchimentos.
Se eu estiver trabalhando offline, sem internet, junto com outra pessoa, será permitido marcar os mesmos ativos ou respostas. No entanto, não poderei repetir as informações que já preenchi.
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