Como preencher uma atividade no aplicativo

Veja como preencher os formulários pelo aplicativo Android e gerar seus relatórios automaticamente.

Thamy Himoski avatar
Escrito por Thamy Himoski
Atualizado há mais de uma semana

As atividades que aparecerem na aba “A Realizar” são atividades que ainda não foram iniciadas ou foram preenchidas parcialmente, para começar a execução do serviço o técnico deverá clicar na opção “Preencher”:

Após clicar no botão "Preencher" uma tela com as instruções da atividade será mostrada, neste tela você poderá visualizar:

  • Tíulo da atividade

  • Nome do formulário (modelo de checklist que irá usar para preencher e criar relatórios)

  • Status ("A realizar", "Em andamento" ou "Finalizada")

  • Instruções para os responsáveis (aqui apresentará toda a informação digitada pela pessoa que abriu uma atividade planejada para você)

  • Onde (o cliente ou local cadastrados e vinculados a esta atividade)

  • Navegar (caso o cliente ou local cadastrado possuam um endereço também cadastrado, poderá abrir este endereço em aplicativos como Google Maps ou Waze)

  • Informações Adicionais (são informações sobre o cliente ou local adicionais, préviamente cadastradas no painel administrativo)

  • Responsáveis (todas as pessoas que receberam esta atividade para executar)

  • Data e início e fim (estas são as datas planejadas, caso tenha sido aberto uma atividade planejada)

  • Meta de preenchimento (caso tenha sido incluído alguma meta de relatórios para que faça dentro desta atividade)


Na tela de "Instruções" basta clicar o botão verde, no final da tela, “Iniciar Atividade” e aparecerá uma tela em branco. Para criar seu primeiro preenchimento dentro desta atividade deverá clicar no botão de + no final da tela, conforme imagem abaixo.

Em seguida aparecerá o formulário modelo que foi vinculado a esta atividade, no formulário aberto poderá responder as perguntas estabelecidas.

Caso precise vincular um ativo (equipamento ou bem) veja como neste artigo.

Após preencher todos os campos, clique na seta de voltar ou no ícone de "✓", isso fará com que o preenchimento tenha sido finalizado. Lembre-se de clicar em "Intruções" e selecionar "Finalizar atividade" quando tiver terminado todo o serviço. Veja como finalizar atividades aqui.


Preenchimento com campos obrigatórios:

Caso o formulário que esteja preenchendo esteja com barras vermelhas no canto esquerdo (igual a imagem abaixo), significa que os campos são obrigatórios, ou seja, se não forem preenchidos o você não conseguirá concluir o trabalho e ao tentar finalizar a atividade aparecerá uma mensagem informando que os campos obrigatórios não foram preenchidos, e você terá que terminar de digitar antes de salvar.

Se mesmo assim você quiser parar o serviço, ou seja, sem preencher todos os campos obrigatórios, você pode apenas fechar todo o apliativo. O preenchimento dentro da atividade que estava realizando ficará incompleto mas como rascunho e irá aparecer um ícone de lápis conforme imagem abaixo indicando que está em modo rascunho.

Após realizar todo o preenchimento da atividade poderá finalizá-la, conforme este artigo aqui.

ATENÇÃO:

Ao deixar um preenchimento em modo de rascunho ele não será enviado ao Painel administrativo, ou seja, não será sincronizado. Você não deve desinstalar o aplicativo de forma alguma, caso contrário irá perder o relatório realizado. Assegure-se de que toda a sincronização foi realizada após terminar de preencher todo o formulário.

Próximos passos: como exportar os relatórios

Veja como exportar os relatórios e enviar para seus clientes ou colegas de equipe através do aplicativo Android neste artigo.

Respondeu à sua pergunta?