Entenda como funcionam as fórmulas nos relatórios Excel
Ao criar um relatório personalizado em Excel no Produttivo, você pode utilizar fórmulas para automatizar cálculos, indicadores e análises dentro da planilha.
No entanto, para que essas fórmulas funcionem corretamente após a exportação do relatório, elas precisam seguir um padrão específico de escrita utilizado pelo sistema.
Se você ainda não possui um perfil de exportação configurado, consulte o artigo como criar um perfil de exportação em Excel.
Caso esteja criando um modelo personalizado pela primeira vez, recomendamos também a leitura do artigo como personalizar um relatório Excel Detalhado no Produttivo.
Como adaptar fórmulas para o padrão do Produttivo
Antes de enviar o arquivo modelo para o Produttivo, é necessário ajustar a sintaxe das fórmulas existentes na planilha.
1. Substitua o sinal de igual
Toda fórmula que começa com o sinal de igual (=) deve passar a utilizar:
$[
Exemplo
Antes:
=IF(A1="Sim","X","")
Depois:
$[IF(A1="Sim","X","")]
2. Utilize funções em inglês
As funções do Excel devem ser escritas em inglês.
Exemplo
Antes:
=SE(A1="Sim";"X";"")
Depois:
$[IF(A1="Sim","X","")]
Caso não saiba o nome equivalente da função em inglês, consulte a documentação oficial da Microsoft.
3. Troque ponto e vírgula por vírgula
Os argumentos das fórmulas devem utilizar vírgula (,) como separador.
Exemplo
Antes:
=SE(A1="Sim";"X";"")
Depois:
$[IF(A1="Sim","X","")]
4. Feche a fórmula com colchete
Todas as fórmulas devem terminar com:
]
Exemplo completo
Antes:
=SE(A1="Sim";"X";"")
Depois:
$[IF(A1="Sim","X","")]
5. Utilize o padrão numérico americano
Valores decimais devem utilizar ponto (.) em vez de vírgula (,).
Exemplo
Antes:
0,7
Depois:
0.7
Resumo das conversões obrigatórias
Padrão Excel | Padrão Produttivo |
= | $[ |
SE() | IF() |
; | , |
0,7 | 0.7 |
Final normal da fórmula | ] |
Compatibilidade das fórmulas
As fórmulas utilizadas nos relatórios personalizados devem ser compatíveis com versões do Excel até 2007.
Funções introduzidas em versões mais recentes podem não ser processadas corretamente durante a exportação.
Para verificar a compatibilidade das funções utilizadas, consulte a documentação oficial da Microsoft sobre funções do Excel.
Recursos compatíveis
Além das fórmulas, o Produttivo também suporta outros recursos do Excel, desde que sejam compatíveis com versões até o Excel 2007.
Entre eles:
Tabelas dinâmicas
Gráficos
Macros
Atenção ao utilizar macros
Arquivos com macros devem utilizar formatos compatíveis com o Excel:
.xls
.xlsx
Além disso, recomendamos verificar as configurações de compatibilidade do arquivo antes de enviá-lo para o Produttivo.
Está com dúvidas ou encontrou um erro?
Se desejar ver um exemplo prático da utilização de fórmulas, consulte o artigo como personalizar um relatório Excel Detalhado no Produttivo, que contém um vídeo demonstrando o processo completo.
Caso uma fórmula não funcione como esperado após a exportação, entre em contato com nossa equipe para que possamos analisar o cenário.
Precisa de ajuda?
Se tiver dúvidas sobre fórmulas ou personalizações em relatórios Excel, pode contar com a gente.
Basta clicar no botão laranja disponível no canto inferior da tela para falar com nosso time pelo chat 😉