Passar para o conteúdo principal

Cadastro de ativos/equipamentos

Veja como cadastrar os ativos/equipamentos no Produttivo

Marcelo Yuji Misugi avatar
Escrito por Marcelo Yuji Misugi
Atualizado essa semana

No Produttivo, ativos são itens que você precisa verificar ou acompanhar por meio de um checklist. Eles podem ser equipamentos, objetos, ambientes ou qualquer outro item que esteja relacionado a uma atividade no sistema.

Você pode cadastrar ativos de três formas:

  • Individualmente, pelo painel web;

  • De forma massiva, importando uma planilha;

  • Diretamente no campo, usando o aplicativo Android.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer o cadastro individual pelo painel web.


Cadastrando um ativo pelo painel web

  1. No menu superior do sistema, passe o mouse sobre Cadastros e clique em Ativos (Equipamentos).

  2. No canto superior direito da tela, clique em Novo ativo.

  3. Preencha os campos com as informações do equipamento. O único campo obrigatório é o nome do ativo.

💡Dica: Para manter os ativos organizados, use uma numeração padrão, como por exemplo: 001, 002, etc.

  1. No campo Pertence a, você pode vincular esse equipamento a um cliente ou local já cadastrado.

    • Exemplo: Se você cadastrar um ar-condicionado 001 e vinculá-lo ao “Centro Administrativo”, sempre que criar uma atividade para esse local, esse equipamento aparecerá como opção para o técnico.

    • É possível ir além e cadastrar o equipamento dentro de uma sala, andar ou edifício, criando hierarquias. Veja mais sobre isso no vídeo sobre cadastro de locais.

  2. Insira outras informações relevantes, se necessário, e defina os responsáveis que poderão visualizar e realizar atividades nesse ativo.

  3. Clique em Salvar. Pronto! O ativo foi cadastrado.


QR Code do ativo

Após o cadastro, o sistema gera automaticamente um QR Code exclusivo para esse equipamento.

  • Para acessá-lo, clique no nome do ativo.

  • Você poderá visualizar os dados, acessar a página de abertura de chamados e fazer o download do QR Code.

  • Também é possível copiar o link da página e compartilhá-lo, por exemplo, via WhatsApp.

Esse QR Code pode ser impresso e colado no equipamento. Assim, durante a execução de um serviço, o técnico pode escanear o código, visualizar as informações do ativo e vinculá-lo à ordem de serviço.


Importando ativos por planilha

Se você precisar cadastrar vários ativos de uma vez, pode usar a funcionalidade de importação por planilha.

  1. No painel de Ativos, clique em Importar/Exportar e, em seguida, na opção para baixar a planilha de importação.

  2. Abra a planilha, ative a edição e preencha os dados:

    • Nome, marca, modelo, número de série, informações adicionais, responsáveis, cliente e/ou local.

    • Atenção: os nomes devem estar exatamente iguais aos que já estão cadastrados no sistema.

  3. Salve a planilha com os dados preenchidos.

  4. Retorne ao Produttivo, clique novamente em Importar/Exportar e envie a planilha.

  5. Pronto! Todos os ativos serão cadastrados de uma só vez.


Exportando QR Codes dos ativos

Ainda na mesma tela de Importar/Exportar, você também pode gerar uma lista com todos os QR Codes:

  1. Clique em Exportar relação de QR Code.

  2. Selecione os dados que deseja incluir (nome do cliente, ativo, local, marca, modelo, etc.).

  3. Clique em Aplicar para gerar o arquivo.

  4. Agora é só imprimir ou editar como quiser — você pode inserir sua logo e enviar para a gráfica, por exemplo.


Precisa de ajuda ainda?

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Entre em contato com nosso time de Atendimento clicando no botão laranja no canto inferior da tela 😊

Respondeu à sua pergunta?