O Produttivo permite a criação de relatórios em Excel totalmente customizáveis. Isso traz mais flexibilidade para a sua conta, já que você pode utilizar o sistema mantendo o layout que a sua empresa já usa — e que seus clientes já estão acostumados a receber.
👉 Se quiser se aprofundar no tema, confira também nosso artigo sobre customização em Excel.
Antes de partirmos para o passo a passo, é importante reforçar um ponto essencial:
para criar um modelo de relatório customizado em Excel, você precisa ter um Perfil de Exportação no formato Excel criado.
Como customizar um modelo de relatório Excel Detalhado
Para criar uma customização em Excel Detalhado, é necessário ter previamente configurado:
Um formulário modelo digital, criado no Produttivo, que será usado para abrir atividades e preenchido pelo aplicativo ou pelo painel Web;
Um perfil de exportação em Excel Detalhado;
Um arquivo modelo em Excel, no formato
.xlsou.xlsx, com o layout que você deseja utilizar.
🔎 Observação
A customização em Excel Consolidada segue uma lógica parecida, mas possui algumas diferenças. Se você tiver interesse nesse tipo de customização, entre em contato com nosso time de Atendimento. Eles podem encaminhar sua solicitação para o gerente de contas ou para o time de customização.
Visualizando os códigos dos campos
Após criar o perfil de exportação em Excel, clique na opção “Visualizar relação de campos”, exibida em azul.
Nessa tela, você encontrará os códigos de todos os campos disponíveis, incluindo:
Dados da atividade;
Cadastro de clientes, locais e ativos;
Informações de preenchimento;
Campos e perguntas do formulário.
As perguntas criadas no formulário aparecem ao final da lista, cada uma acompanhada de um código correspondente. Esses códigos representam exatamente as respostas que são preenchidas no Produttivo, seja pelo aplicativo ou pelo painel Web.
Quando você exporta um relatório em Excel (customizado ou não), esses códigos são automaticamente substituídos pelas respostas reais do relatório.
Montando o seu modelo personalizado
A principal tarefa para customizar um arquivo em Excel é copiar esses códigos e colá-los nas respectivas células do seu arquivo modelo.
Os códigos representam as respostas do relatório que você realizou no aplicativo (ou no painel administrativo), ao preencher um relatório no Produttivo e exportar utilizando um perfil de exportação Excel, seja ele customizado ou não, estes códigos se tornarão as respostas dadas.
Sendo assim, a principal tarefa para customizar um arquivo em Excel é copiar este código e colar em uma célula do seu arquivo modelo em Excel.
O Produttivo respeita toda a formatação do seu arquivo modelo, incluindo:
Cores de texto e de fundo;
Bordas, tabelas e linhas;
Fórmulas;
Imagens.
Ou seja, o visual final do relatório será exatamente o que você definiu no Excel.
Finalizando a customização
Depois de colar todos os códigos no arquivo modelo:
Clique em “Escolher ficheiro”;
Selecione o Excel customizado na opção Upload de modelo personalizado;
Clique no botão verde “Salvar” na tela do perfil de exportação.
Pronto! Agora é só baixar um relatório realizado e conferir o resultado final da sua customização 😉
No vídeo abaixo, mostramos esse passo a passo na prática, para que todo o processo fique ainda mais fácil de entender:
Precisa de ajuda ainda?
Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda em alguma etapa? Nosso time de atendimento está disponível pelo chat, no botão laranja no canto inferior da tela. Estamos por aqui para te ajudar 💚✨
