Fórmulas para customização em Excel

Saiba todos os detalhes sobre como é o padrão de criação de fórmulas nos relatórios modelo em Excel no Produttivo

Giuliana Cortes avatar
Escrito por Giuliana Cortes
Atualizado há mais de uma semana

Se você possui um perfil de exportação em Excel com um arquivo modelo customizado e deseja incluir fórmulas, estes são alguns cuidados que deve tomar antes de carregar seu modelo no Produttivo.

Caso utilize fórmulas em seu arquivo modelo Excel e deseje que elas funcionem no Produttivo, você deverá alterar a forma como estas fórmulas são escritas, deverá deixar no padrão descrito abaixo para que elas sejam calculadas automaticamente após abrir o relatório baixado do sistema.

Sendo assim deverá trocar em todas as fórmulas do seu arquivo:

  • O sinal de igual ( = ) para iniciar a fórmula deve ser trocado pelo sinal de cifrão e abre colchete ( $[ )

  • A fórmula que estiver em português precisa ser trocada pelo seu equivalente em inglês, caso não se lembre de qual é o equivalente em inglês, poderá pesquisar neste site aqui. Veja um exemplo da mudança citada: "=SE(" ficará "$[IF("

  • Onde tiver ponto e vírgula (;) deve ser trocado para vírgula (,)

  • O final da fórmula deve ser fechado com fecha colchete ( ] )

  • Sendo assim a fórmula =SE(A1="Sim";"X";"") ficaria $[IF(A1="Sim","X","")]

  • Caso possua números decimais (com separação de vírgula), deverá trocar a vírgula por um ponto ( . ), o número "0,7" ficaria "0.7". O padrão numérico deve ser o americano

Importante

As fórmulas que podem ser usadas na customização do Produttivo são apenas as compatíveis com a versão do Excel até 2007, o Produttivo pode não rodar arquivos com funções do Excel que sejam de versões acima da 2007 - Clique aqui para ver as fórmulas compatíveis com cada versão do Excel.


Funcionalidades como:

  • Tabelas dinâmicas, gráficos e macros, funcionam desde que compatíveis com a versão até 2007.

Em caso de dúvidas ou erro de exportação em um perfil customizado Excel

Se ficou com alguma dúvida, temos um vídeo neste artigo demonstrando o uso das fórmulas, caso esteja com algum problema com uma fórmula, fale com nossa equipe de atendimento no chat!

Respondeu à sua pergunta?