Agora que você já aprendeu a cadastrar suas peças no Produttivo (se ainda não viu, é só conferir este artigo aqui), vamos aprender a adicionar as peças e materiais cadastrados em um formulário novo ou em um já existente. Os passos são os mesmos para os dois casos:
Criando o seu formulário
No seu computador, acesse o menu superior e clique em "Formulários". Em seguida, selecione "Personalizar Formulários/Checklists".
Na próxima tela, você pode escolher um formulário já existente ou criar um novo clicando em "Criar novo formulário" no lado direito. Se preferir, também é possível editar um formulário duplicado, basta clicar no botão "Duplicar".
Para usar as peças, materiais ou serviços cadastrados na sua conta, basta criar perguntas com o tipo de resposta "Lista de Peças e Materiais" ou, para serviços, "Lista de Serviços". No exemplo abaixo, estamos criando um formulário de orçamento, então vamos adicionar uma pergunta do tipo "Lista de Peças e Materiais".
Importante: Se você quer que a peça ou material preenchido nesse campo seja incluído no cálculo do valor final do orçamento, marque a opção "Considerar no valor de peças". Depois, é só salvar seu formulário e ele estará pronto para ser usado em campo. Veja um exemplo:
Como funciona no aplicativo para o técnico em campo
Quando o técnico estiver em campo e precisar usar um Formulário/Checklist com a opção de resposta "Lista de Peças e Materiais" ou "Serviços", o processo será bem simples.
Ao começar a preencher o formulário, as questões do tipo "Lista de Peças e Materiais" ou "Serviços" vão mostrar todas as peças ou serviços cadastrados. O técnico só precisará selecionar os itens que serão utilizados.
Acompanhando os valores de peças e materiais
Quando o técnico concluir o preenchimento da atividade e as informações forem sincronizadas, você poderá acompanhar os subtotais das peças utilizadas ou do serviço realizado.
No computador, acesse as "Atividades da Equipe". Se a atividade estiver em andamento, selecione "Em andamento"; se já estiver finalizada, vá para a aba "Finalizado".
Depois, clique na atividade em que deseja verificar os valores e role a tela até encontrar o campo "Valores financeiros". Expanda a seção para visualizar os detalhes, como mostrado abaixo:
Exportando suas atividades com os valores de peças e materiais
Agora, vamos ver como exportar suas atividades que contenham questões de Peças e Materiais, já com os valores incluídos.
A partir da tela inicial ou das "Atividades da Equipe", localize a atividade que deseja exportar (em "Em andamento" se o técnico ainda não finalizou ou em "Finalizado" se o serviço já foi concluído). Em seguida, clique em "Ver Relatório".
Clique no botão de download para exportar o documento desejado, conforme mostrado abaixo:
Se desejar exportar todos os preenchimentos feitos na atividade, clique no botão "Exportar todos":
Pronto! Seu relatório já está pronto para enviar para o cliente! 😀
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