Através da nossa API REST é possível integrar o Produttivo com qualquer outro software e com isso personalizar ainda mais a ferramenta. Você pode, por exemplo, enviar e receber dados do seu sistema de BI, ERP, CRM e chamados, seja ele de outro fornecedor ou desenvolvido internamente. A chave da API está incluída no plano Automação.

Para realizar essa integração, seu desenvolvedor ou time de TI terá acesso a nossa documentação e terá um contato direto com nosso time através de um canal de tickets via e-mail para tirar qualquer dúvida sobre a API.

Outra opção de integração é você mesmo realizar as configurações utilizando o Zapier.

Iniciando o desenvolvimento de uma integração

O primeiro passo para iniciar o desenvolvimento da integração é contatar seu desenvolvedor ou equipe de TI, enviar essa página de instruções e liberar um acesso para eles na sua conta do Produttivo. Sugerimos que os passos abaixo sejam seguidos pela pessoa responsável pela integração.

Criando uma chave de acesso

O acesso a API é realizada através de um usuário do tipo Administrador. Você pode utilizar um usuário existente na conta ou criar um novo. Se optar pela segunda opção, seu plano Automação garante 1 usuário a mais para isso (ele não terá acesso ao sistema, será utilizado apenas para a integração). Converse com nosso time de Atendimento via chat ou Gerente de Sucesso para solicitar esse acesso adicional.

Realize o login com o usuário que será utilizado para a integração e acesse a tela de configurações:

Na aba Integrações você terá a opção para gerar as chaves de acesso à API para esse usuário. Clique no botão "Gerar chaves de acesso":

Feito isso, serão apresentadas 3 informações: Login, Authentication token e Device token. Essas são as informações que devem ser enviadas nas chamadas da API nos parâmetros X-Auth-Login, X-Auth-Token e X-Auth-Register que estão descritos em nossa documentação.

Documentação da API

Na aba Integrações da tela Configurações você também tem os links para acessar a documentação de nossa API. O url raiz para todas as chamadas é https://app.produttivo.com.br/

Abaixo estão as principais entidades do Produttivo: 

  • Form: Modelo de formulário configurado na conta do Produttivo
  • Work: Atividade realizada no Produttivo, vinculando o formulário, quando e quem deve realizar
  • FormFill:  Preenchimento do formulário para uma atividade
  • ResourcePlace: Cliente, local ou ativo cadastrado 

Monitorar modificações via API 

Se o software que está sendo integrado precisar ser notificado quando alguma ação é realizada no Produttivo, você pode realizar isso de 2 formas:

  • Chamada da API a cada x segundos para verificar se existe alguma informação nova
  • Webhooks

No momento recomendamos o uso da primeira opção. A opção de Webhooks está atualmente em versão beta e iremos lançá-la em breve a todos os clientes. Se preferir essa opção, envie sua solicitação através do Canal de dúvidas sobre a integração.

Canal de dúvidas sobre integração 

Quando iniciar o desenvolvimento da integração, avise o nosso time de Atendimento via chat ou a/o Gerente de Sucesso. Assim criaremos um canal que o desenvolvedor ou equipe de TI terá contato direto via e-mail com o nosso time de integrações para tirar dúvidas sobre a API e melhores práticas para realizar a integração.

Encontrou sua resposta?