O cadastro de clientes no Produttivo é um ambiente reservado para o cadastro dos seus clientes/contratos, mas também pode ser usado para cadastrar outras informações como unidades e setores, tudo depende da estratégia que deseja aplicar.
Cadastrar um cliente pelo painel administrativo
No site do Produttivo clique em "Cadastros", no menu superior da tela e selecione a segunda opção, "Clientes".
Na tela de cadastro de clientes clique no botão verde ao lado direito escrito Novo Cliente, e selecione a opção de pessoa jurídica ou física.
Como cadastrar um cliente pessoa jurídica
Por padrão a opção de pessoa jurídica estará habilitada, mas você pode escolher entre jurídica ou pessoa física. Em seguida poderá preencher com os dados do seu cliente/contrato, unidade ou setor.
O único campo obrigatório de preenchimento é o nome. E caso o CNPJ seja preenchido, é preciso que seja um CNPJ válido, caso contrário o sistema não permitirá salvar o cadastro do cliente.
Ao cadastrar o endereço de um cliente pelo painel administrativo, a latitude e longitude são registradas e com isso é possível navegar direto para o endereço e criar uma rota do local atual até o cliente, facilitando a execução do trabalho do seu técnico. É possível acompanhar a rota pelo GPS pelo aplicativo Android.
Como cadastrar um cliente pessoa física
Escolha a opção "Pessoa Física" e preencha os campos que precisar.
O único campo obrigatório de preenchimento é o nome. E caso o CPF seja preenchido, é preciso que seja um CPF válido, caso contrário o sistema não permitirá salvar o cadastro do cliente.
Como cadastrar um contato do cliente
Seu cliente também pode ter um contato cadastrado vinculado a ele! Este contato é a pessoa responsável por responder por este cliente, que poderá receber notificações WhatsApp e/ou e-mails sobre o andamento das atividades realizadas neste cliente. Sua equipe técnica também terá acesso a este contato pelo aplicativo Android. Para saber mais veja sobre 👉Notificações WhatsApp para acompanhamento de chamados
Para cadastrar o contato basta preencher as informações que estarão abaixo do formulário do cadastro do cliente.
Responsáveis nas atividades para o cliente
Essa é a lista de pessoas cadastradas na sua Equipe que podem ter acesso a trabalhar exclusivamente em atividades direcionadas para o cliente cadastrado.
Ao marcar uma pessoa como responsável pelo cliente, todas as atividades que forem designadas para este cliente o responsável terá acesso e será marcado como executor automaticamente.
Após preencher todas as informações, clique no botão verde no final da página em "Salvar novo cliente".
É possível também cadastrar seus clientes em massa, através de uma importação de planilha Excel. Para saber como importar clientes em massa, veja aqui 👉 Importar clientes por planilha.
Próximos passos
Como próximo passo para enriquecer as informações dentro de sua conta, você pode cadastrar locais, os vinculando aos clientes já cadastrados e/ou cadastrar ativos, também os vinculando aos clientes e locais. Finalizando estas etapas, você poderá abrir uma atividade que poderá ser ligada aos cadastros realizados.