Todas as coleções
Configure o Produttivo
Configurações avançadas
Definir pontuações e alertas para as questões de checklist
Definir pontuações e alertas para as questões de checklist
Victor Serta avatar
Escrito por Victor Serta
Atualizado há mais de uma semana

Nas questões de checklist do seu formulário, é possível definir a pontuação de cada resposta e se ela deve gerar um alerta ou não.

Qual a utilidade da Pontuação?

Suponha que sua empresa possui um checklist de inspeção com 10 questões. A cada questão respondida como "Conforme" é adicionado +1 ponto no preenchimento. Se no total o preenchimento tiver, por exemplo, 90% de pontuação, isso quer dizer que ele teve 9 itens "Conforme" e 1 item "Não conforme".

Essa é uma maneira prática de identificar se o ativo inspecionado está em um estado muito crítico. Também é possível utilizar a pontuação como referência de comparativo entre várias unidades da empresa e para acompanhar o histórico de resultados dos planos de ação aplicados.

Algumas questões podem ser mais críticas do que outras, por isso você pode definir, por exemplo, que em uma delas a resposta "Conforme" vale 3 pontos e nas outras 1 ponto.

Qual a utilidade dos Alertas?

Os alertas representam problemas ou pontos de atenção que foram identificados durante as inspeções e serviços realizados pela equipe em campo.

Veja abaixo alguns exemplos de alertas:

  • Problema identificado no equipamento durante a manutenção preventiva

  • Inconformidade identificada na obra

  • Nível de óleo do veículo está baixo

  • Pneu do veículo está desgastado

  • Documentação da loja está incorreta

  • Um produto não autorizado sendo vendido

Como configurar

Acesse a configuração do formulário que deseja aplicar a pontuação e os alertas. Clique no menu "Formulários", selecione um dos formulários ou crie um novo.

Agora adicione ou procure uma que seja do tipo "Questão de checklist" ou "Opções para seleção única".

Clique no ícone de mais opções e selecione "Pontuações e Alertas".

Na tela que é aberta, você define qual a pontuação de cada resposta. Se a resposta deve pontuar marque "Pontuar". Manter isso desmarcado é útil para respostas "N/A" (Não Aplicável), pois nesse caso a questão será ignorada. Se a resposta deve gerar um alerta, então marque a opção "Gerar Alerta".

Ao concluir, clique em OK e depois salve o formulário.

Visualizando a pontuação

A pontuação de um preenchimento é exibida no Relatório de preenchimentos realizados, nos Indicadores das inspeções, nos detalhes do preenchimento e nas exportações para PDF e Excel.

Visualizando os alertas

Os alertas são exibidos no Relatório de alertas. Nesse relatório você poderá visualizar os alertas mais recentes e os mais frequentes.

Configurando as pontuações e alertas padrão

Quando você adiciona uma nova questão do checklist no formulário, por padrão o Produttivo considera as seguintes opções de resposta: "Conforme", "Não conforme" e "N/A". A opção "Conforme" tem 1 como pontuação e a opção "Não conforme" gera um alerta.

Se sua empresa tem um padrão diferente, é possível alterar essa configuração. Para isso acesse o menu "Configurações" e vá em "Configurações gerais".

Você verá que o Produttivo tem a seguinte configuração padrão:

Altere essa configuração para a sua empresa e salve. Abaixo está um exemplo:

Pronto! Agora sempre que você adicionar uma nova questão de checklist no seu formulário, essas serão as respostas padrão:

Respondeu à sua pergunta?