Ao realizar uma integração com a Omie, podem ocorrer alguns erros. Esses erros podem ser causados por falhas na comunicação entre os dois sistemas, problemas nas informações fornecidas ou até mesmo instabilidades do lado da Omie ou do Produttivo.
Pensando nisso, separamos os erros mais comuns para te ajudar a resolver a situação de forma prática e rápida! E lembre-se: em qualquer cenário, nosso time de Atendimento está à disposição para ajudar você a encontrar a solução.
Como funciona o status da integração
Neste artigo, explicamos o passo a passo de como realizar a integração entre o Produttivo e a Omie. Durante esse processo, a aplicação passa pelos seguintes status:
Conectando... - A validação das chaves de acesso e a importação de cadastros estão em andamento.
Conectado - A integração foi bem-sucedida.
Conectado com Erros - A conexão foi estabelecida, mas ocorreram falhas em algumas importações.
Não conectado - Ocorreu um erro crítico que impede a conexão.
Esses status ficam na aba "ERP", na tela de "Integrações", e é atualizado automaticamente a cada 10 segundos – sem precisar atualizar a página.
Caso sua integração não seja bem-sucedida, você pode conferir mais detalhes do erro clicando em "Visualizar erros", logo abaixo do status.
Ao fazer isso, uma tabela com a origem do erro (Omie ou Produttivo), mensagem e referência no Produttivo detalhará o que ocorreu.
Erros comuns
Erros que ocorrem quando as chaves da API estão inválidas
Todos os erros seguintes serão exibidos com o status "Não conectado". Aqui estão alguns detalhamentos que podem aparecer na tabela de erros:
Os dados de autenticação informados são inválidos.
OMIE - A chave de acesso está inválida ou o aplicativo está suspenso.
OMIE - A chave de acesso não está preenchida ou não é válida.
Nesses casos, vale conferir se as chaves de acesso estão corretas. Recomendamos refazer todo o processo de integração para garantir que cada etapa foi seguida corretamente.
Erros que ocorrem quando há alguma instabilidade na conexão com o servidor da Omie
Todos os erros a seguir aparecerão com o status "Não conectado".
OMIE - Omie API is not enabled
Traduzindo para o português, esse erro significa que "a API da Omie não está habilitada".
Erro interno no servidor do ERP, caso o problema persista entrar em contato com o suporte do sistema.
Como esses erros estão relacionados a instabilidades no servidor da Omie, é necessário entrar em contato com o suporte deles para resolver a conexão. Para isso, clique aqui.
Erros que ocorrem por cadastros errados
Todos os erros listados a seguir aparecerão com o status "Conectado com Erros".
Esses erros acontecem quando um cliente, peça ou serviço não está cadastrado corretamente, o que pode afetar a integração.
Erro na atividade {id da atividade}: Cliente não integrado
Erro na atividade {id da atividade}: Peça não integrada
Erro na atividade {id da atividade}: Serviço não integrado
ERROR: O preenchimento da tag [cnpj_cpf] é obrigatório!
Esses são erros cuja as mensagens são mais explicativas, e você pode ver na tela de "Integrações" a qual cliente, peça ou serviço eles se referem.
No exemplo abaixo, por exemplo, a integração do cliente falhou porque o CPF/CNPJ não foi registrado no Produttivo.
Indo na coluna "Referência do Produttivo", você consegue acessar o cliente, adicionar o CPF/CNPJ e depois retornar nessa tela para verificar se a sincronização ocorreu sem impeditivos.
Outros possíveis erros
Todos os erros abaixo aparecerão com o status "Conectado com Erros".
OMIE - SOAP-ERROR: Broken response from Application Service.
Erro de falha de conexão momentânea. Clique em "Tentar Novamente" e aguarde o status mudar para "Conectado".OMIE - ERROR: Não existem registros para a página [1]!
Significa que não existe nenhuma Peça, Serviço ou Cliente cadastrado na Omie. Faça o cadastro de uma peça, serviço ou cliente na plataforma para que o erro seja corrigido.PRODUTTIVO - Unidade de medida não pode ficar em branco Produto: {id do produto na Omie}
Produto cadastrado na Omie não possui uma unidade de medida equivalente no Produttivo. Para verificar a lista de unidades de medidas aceitas pelo Produttivo, clique aqui. Esse erro também ocorre quando o produto na Omie está sem estoque.OMIE - É obrigatório informar a Cidade da Prestação do Serviço, tag [cCidPrestServ], na inclusão!
Esse erro significa que o cadastro da sua empresa não tem um endereço registrado ou o endereço está inválido. Para saber como alterar o endereço da sua empresa na Omie, você pode acessar o passo a passo aqui.
Tratando erros
Após seguir as orientações da mensagem de erro ou os detalhes deste artigo, clique no botão "Tentar novamente" e aguarde a integração ser sincronizada.
Precisa de ajuda ainda?
Caso ainda tenha algum problema com a integração, nossa equipe de Atendimento está aqui para ajudar! É só acessar o chat e nos explicar a situação, que vamos encontrar a solução 😉✨